quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Algumas receitas com mandioca crua


Sugestões de receitas interessantes com mandioca crua dadas pela Aline Chaves.
Mais para brasileiros pois em Portugal a mandioca é bem cara. Se conseguirem arranjar farinha crua...


_____________________________________________________


A mandioca é uma raiz muito interessante. Ótimo acompanhamento para comer com sementes germinadas. Eu olho para ela e vejo: laticínios da terra. Dá para fazer muita coisa boa sem precisar cozinhar... É só usar a observação, a pesquisa e desenvolver a tecnologia adequada. A fermentação é a melhor delas!


Leite de Mandioca:



Se a procedência é confiável (orgânica). Bater no liquidificardor com água.
Coe em um voal (aquele tecido que usa para fazer cortina). O leite é doce e cheiroso! Uma canelinha vai bem!


Ricota de Mandioca:



Rale a quantidade que desejar desta raiz explêndida (use o ralo fino do ralador). Deixe de molho em uma bacia com água durante 3 dias (troque a água todos os dias). Depois de pronta, retire o excesso de líquido.
Tempere com sal, orégano, azeite e alho raladinho ou com o que a sua criatividade admitir!


Queijo Minas:



Corte uma raiz em rodelas finas (fazer isso com uma faca de serra é legal). Deixe de molho de 3 a 4 dias (troque a água todos os dias). Depois de pronta, retire o excesso de líquido e deixe um pouco ainda de molho com sal por algumas horas antes de comer. Dá para brincar! rsrsrsr


Massa Puba:



Esta é uma receita maravilhosa! Deixe as raízes de molho de 4 a 5 dias (troque a água sempre, pois ela pensa que está tomando banho de rio). No final deste período, escorra a água e esfarele as raízes com as mãos. Coe em um voal (tecido para cortinas) e leve ao sol para desidratar. Quando for comer, uma opção é temperar com uma pimentinha americana, coentro, limão, sal, azeite e açafrão! Mistura umas sementes germinadas de amendoim... fica muito bom!


Pizza Viva com massa de mandioca:



É bom sempre ter farinha crua para colocar nas receitas: (bata as raízes no liquidificador com água e coe no tecido de voal. Aperte bem! Pegue a massinha que ficou no coador, espalhe bem e leve ao sol em um pano colocado sobre uma peneira de palha ou coisa parecida.


Depois de desidratada, misture a farinha de mandioca com inhame ralado no ralo grosso. Acrescente alho socadinho, coentro, cheiro verde, sal e azeite. Amasse muito bem com as mãos até a massa ficar homogênea e dar uma liga. Estique a massa com as mãos em um recipiente de vidro e leve ao sol.


Quando a massa estiver pronta, cubra com um creme de sementes germinadas que preferir (pode ser feito de grão-de-bico ou de lentilhas ou de amendoim descascados e processados). Coloque por cima folhas de rúcula e tomate em rodelas. Regue com azeite.
Montanhazul

Aline Chaves 

1 comentários:

X disse...

Amei seu blog!!!
e olha que eu nem sou saudável =)

Dá uma olhadinha no meu
http://junkveganfood.blogspot.com/

receio que não terá nada que você coma (cru) mas quem sabe um dia eu tento fazer alguma receitinha crua, né?


Abraços

.

NutriViva on Facebook

Recomendado

Noticias - Alimentação Viva



Groups Google

Para receber o conteudo do blog no seu email subscreva aqui


Adicione ao Technorati

Blogs Criados

Alimentação Sustentável

livin' raw...

ciencia nova

Cozinha Vibrante


Contacto

Contacto:

Donativos Bemvindos!!!

Donativos Bemvindos!!!

Seguidores